Nota da Fentect sobre a PLR e a situação em Minas Gerais

Agora-TST-nega-liminar-pedida-pelos-Correios-contra-greve-dos-trabalhadores-de-Minas-Gerais-e-do-Pará-Elza-Fiúza-ABr

No dia 10 de maio do presente ano a direção da ECT depositou de forma unilateral o pagamento da PLR – Participação dos Lucros e Resultados de 2012 dos trabalhadores dos Correios.

 

O dinheiro reservado do lucro de mais de 1 bilhão de reais que os trabalhadores dos correios produziram no ano de 2012, foi usado pela ECT para atacar os direitos dos trabalhadores, como o direito á greve, usando a PLR como instrumento da divisão e opressão da categoria, ao mesmo tempo em que pagou altos valores a titulo de parcela estratégica a alta cúpula da direção da Empresa.

Com a ajuda da Federação Pirata, a antiga Findect – ligada ao PCdoB e PMDB a direção da ECT foi estabelecendo critérios punitivos para impedir que os trabalhadores pudessem receber a Participação nos lucros de forma linear, dificultando a unidade da categoria em torno de uma verdadeira negociação de PLR, sem metas ou qualquer critérios. A Findect entrou na negociação – por vontada da direção da ECT – para propor que os chefes recebessem cinco vezes mais que os trabalhadores e que se fizessem exigências para pagar a PLR.

A Federação Pirata junto com a ECT ajuizou pedido de audiência  no MPT – Ministério Público do Trabalho para oficializar a proposta de pagamento de PLR desigual, dando a entender para os mal-informados que a direção da ECT queria negociar, mas como não houve acordo, foi estabelecido o impasse, a direção da ECT ficou livre para cometer qualquer abuso.

A direção da ECT depositou do jeito que quis a PLR 2012, atacando os trabalhadores grevistas, com problemas de saúde, punindo duas vezes a categoria e pagando até 5 vezes mais para a chefia, além da parcela estratégica da alta cúpula da ECT.

Os trabalhadores inconformados com esta posição arbitrária e punitiva, já que muitos dos trabalhadores que fizeram greve em 2012 estão sem receber a devida PLR, estão em pé de guerra contra a ECT.

Em Minas Gerais, onde a greve começou no dia 11 de setembro de 2012, a direção da ECT fez questão de punir duas vezes os trabalhadores mineiros, mesmo a greve tendo sido considerada legal pelo TST.

A situação revoltou os Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais que estão parando os setores operacionais no dia de hoje (13/05), com assembleia marcada para as 19 horas, a fim de paralisar por tempo indeterminado o Estado de Minas Gerais, caso a PLR não seja depositada de forma correta em suas contas.

Neste sentido, a Federação vem a público denunciar a política opressiva da direção da ECT contra a categoria nas negociações da PLR, patrocinando a divisão dos trabalhadores através da Federação pirata (Findect) para que os trabalhadores não possam mobilizar-se de forma unitária.

Exigimos a abertura imediata de um canal de negociação para debater as distorções promovidas no pagamento da PLR 2012.

Chamamos todos os sindicatos filiados à Fentect e oposições nas bases divisionistas a solidarizar-se com os trabalhadores de Minas Gerais que por terem sidos os primeiros a entrar na greve de 2012 estão sendo amplamente punidos pela empresa, e por isso estão dispostos a uma nova greve diante de mais este abuso da direção dos Correios.

Deixe um comentário